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?Moovit lança ferramenta de caronas no Brasil

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Novidade vai unir passageiros e motoristas com rotas comuns dentro das cidades para compartilhar suas viagens diariamente. São Paulo será a primeira cidade da América Latina a contar com a funcionalidade.

Os paulistanos acabam de ganhar um novo aliado para enfrentar o trânsito na capital e região metropolitana. O Moovit, aplicativo de mobilidade urbana número 1 do mundo, anuncia hoje o lançamento no Brasil de sua ferramenta de caronas solidária dentro de cidades, o Moovit Carpool. São Paulo será o primeiro local na América Latina a contar com a novidade e, para incentivar a adoção, inicialmente o aplicativo irá subsidiar os trajetos feitos pela plataforma nessa modalidade.

O objetivo da nova função, que ainda está em versão beta, é otimizar o tempo de percurso dentro da cidade, complementando o serviço gratuito de rotas via transporte público já oferecido pelo app. “Essa novidade irá ajudar o usuário a chegar mais rápido no seu destino. Para quem já utiliza o Moovit, a carona aparecerá entre as opções de transporte”, explica Itay Gil, VP e Head do projeto Carpool na Moovit.

“Por outro lado, os condutores do Moovit Carpool também saem ganhando, pois além de não saírem de suas rotas, poderão economizar no trajeto diário à medida que compartilhará os custos com os passageiros. Além disso, uma vez que ocupação do veículo é maximizada, o congestionamento em ônibus, trens e metrô também tende a diminuir. Dessa forma, passageiros, motoristas e a própria infraestrutura de transportes da cidade de São Paulo serão beneficiados com uma relação de ganha-ganha”, acrescenta o executivo.

Como funciona?

Para os condutores – Os interessados em oferecer carona deverão instalar o novo app Moovit Carpool – Motoristas, disponível para smartphones Android e iOS. Durante o cadastro, o motorista precisa fornecer as informações de viagem que realiza diariamente, como local de partida, destino e seus respectivos horários, além do número de assentos disponíveis.

Para garantir que o Moovit Carpool seja uma ferramenta de economia compartilhada, não gerando lucro aos condutores, o aplicativo limita o número de viagens por dia e o número de passageiros por veículos: são permitidas diariamente apenas duas corridas por motorista
e até três passageiros por carro. Ainda, vale ressaltar que o valor que os condutores recebem por trajeto sempre é menor que o custo total da viagem, ou seja, não há lucro para o condutor e sim economia.

Como medida de segurança, são solicitados ainda o número do celular e a conta pessoal no Facebook – essa integração com a rede social é obrigatória. Dessa forma, tanto o motorista quanto o passageiro podem verificar seus respectivos perfis e entrarem em contato um com o outro, se necessário. O Moovit recomenda ainda que o condutor mantenha seu cadastro sempre atualizado e o mais completo possível, incluindo modelo, cor e placa do veículo, além de CPF e dados bancários.

“A integração com o Facebook foi uma das formas que encontramos para que os usuários se sintam mais seguros. Cada um pode ver quem é quem, verificar se possuem amigos em comum e acessar os telefones de contato para, no final da carona, se avaliarem. Essa avaliação, junto com as informações que iremos disponibilizar, vai ajudar a estimular a confiança entre os usuários”, explica Itay.

Após o registro, a viagem ficará disponível para os passageiros que procurarem pelo mesmo itinerário. Os pedidos de carona serão sempre submetidos à aprovação do condutor, que pode aceitar ou recusar cada nova solicitação de reserva. Ao final da carona, ele só precisa finalizar o trajeto no app. O valor calculado pelo Moovit será então registrado e depositado em sua conta bancária uma vez ao mês.

Para os passageiros – As caronas estão habilitadas automaticamente no Moovit para os passageiros. Para utilizar, basta acessar a última versão do app (5.4.5) e fazer a busca de um itinerário no planejador de viagens. Caso haja carona disponível, ela vai aparecer entre as opções de transporte sugeridas para aquela rota, junto com as opções de ônibus, metrô, trem e até o Uber, por exemplo – que hoje também está integrado com o app, trazendo o cálculo do tempo previsto e sugestão de valor, para o passageiro poder comparar e escolher o que mais lhe agrada.

“Nosso objetivo é realmente complementar os outros modais com uma alternativa de economia compartilhada. Há casos em que o passageiro pode, por exemplo, pegar uma carona até o metrô e seguir o seu roteiro com o transporte público”, acrescenta.

Ainda, o aplicativo permite cadastrar informações sobre o deslocamento diário para receber notificações toda vez que uma carona estiver disponível. Para habilitar essa função, basta acessar Configurações > Minha Carona Diária e cadastrar os endereços e horários dos trajetos realizados diariamente.

Selecionada a carona, será possível conferir os detalhes da viagem, incluindo o local do embarque, do desembarque e o mapa com o trajeto. Antes de decidir, o passageiro pode conferir os dados do condutor, como modelo do carro, e acessar o seu perfil no Facebook (para saber se possuem algum amigo em comum). Depois de reservar a carona, é só aguardar a aprovação do condutor. Depois que a viagem é aceita, os contatos são revelados e os usuários podem se falar pelo celular ou aplicativos de mensagens.

Para incentivar a adoção da nova ferramenta nesse primeiro momento, inicialmente o aplicativo irá subsidiar os trajetos feitos pela plataforma. A promoção é válida por tempo limitado.

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Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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