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Cargill substitui convenção anual de distribuidores por programa de TV ao vivo criado pela Agência Digi – Revista Live Marketing
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Digital

Cargill substitui convenção anual de distribuidores por programa de TV ao vivo criado pela Agência Digi

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Multinacional de alimentos implanta novo modelo com transmissão live streaming no YouTube para falar com distribuidores em todo Brasil

O modelo tradicional da convenção anual de empresa pode estar com os dias contados. A multinacional de alimentos Cargill decidiu adotar um novo conceito para falar com os Distribuidores espalhados por todo Brasil. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a companhia fez sua reunião anual com 42 distribuidores e 1.500 pessoas espalhados pelo país usando tecnologia live streaming.

A ação, criada pela Agência Digi, desenvolveu um programa de TV para comunicar as ações e diretrizes da companhia de forma leve e descontraída, gerando engajamento e participação da base de distribuidores que levam os produtos da empresa aos varejistas em todos os Estados brasileiros.

Direto de um estúdio na Zona Sul de São Paulo, o programa de TV de uma hora, que faz parte da campanha interna “Veste a Camisa Cargill”, foi apresentado pelo ator e humorista Rudy Landucci. Em formato de programa esportivo, a bancada foi composta por três integrantes da Cargill. No roteiro da atração, vídeos de lançamentos de produtos, apresentação de resultados e divulgação dos gritos de guerra das equipes de distribuidores, previamente gravados e enviados para a produção. Os mais empolgantes e criativos foram premiados com kits de produtos, aparelhos de TV e até drones. A interação entre o programa e os participantes pode ser feita por WhatsApp.

Para participar, os distribuidores receberam um link e puderam acompanhar a transmissão de qualquer plataforma digital: smartphone, tablet ou notebook. Alguns times preferiram se reunir e assistir ao programa em grupo, como as equipes da Focus Distribuidora – PE, Nova Amazonas – DF, MegaRio – RJ, Ludovico Tozzo – RS, Lutan – BA, DecMinas – MG, entre outros.

Antes da implementação oficial deste modelo, um projeto-piloto foi feito no ano passado. A redução de custo em relação a uma convenção tradicional, com viagem e deslocamento, foi de 82%. Já a participação passou de 80 pessoas, na reunião presencial, para 600 conectados na live streaming. “Este modelo disruptivo permite maior envolvimento com a empresa. Na convenção tradicional conseguíamos trazer, no máximo, 2 representantes por distribuidor. Com o programa ao vivo damos a oportunidade de acesso a todas as pessoas, aumentando a sensação dos distribuidores de pertencimento à empresa, que gera resultados mais efetivos”, comenta Ligia Marques, gerente de trade marketing canal indireto da Cargill.

“Este formato é uma quebra de paradigma no mercado de marketing de incentivo. Com o uso de tecnologia, conseguimos levar para o evento virtual a mesma sensação do evento físico, com redução de custos e aumento de engajamento. É a era do ‘figital’”, destaca Pedro Bannura, diretor-geral da Agência Digi.

A expectativa da Cargill é ampliar o formato de programa de TV para reuniões regionais. Também estudam fazer a convenção principal interna em formato de live streaming.

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Digital

Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Digital

Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Digital

Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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