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Com estratégia de marketing digital da Raccoon, Top Brasil Turismo conseguiu mais de 30 mil acessos de forma orgânica

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Além de recuperar os acessos para a empresa de turismo, agência de marketing digital também trabalhou o SEO e corrigiu defeitos do site

Top Brasil Turismo, agência de viagens com 19 anos de mercado, registrou um expressivo aumento nos acessos orgânicos em seu site, após fechar parceria com a Raccoon, referência em marketing digital no Brasil. Em 2016, o portal da empresa registrava cerca de 50 mil acessos de maneira orgânica, após criar uma nova página em 2017 foram perdidos grande parte dos acessos orgânicos. No início de 2019, os acessos feitos de maneira orgânica caíram para somente 8 mil. A partir daí a Raccoon, fez um trabalho focado na correção dos problemas do site. A agência corrigiu os conteúdos duplicados, consertou as páginas que competiam entre si e fez a melhora da hierarquia de URLs do site.

Além dos pontos citados acima, foram realizadas diversas otimizações focadas nas boas práticas de SEO para que o site fique mais bem colocado nos sites de busca como Google e Bing, por exemplo. Após 9 meses de projeto, os acessos orgânicos da página passaram de 7.997 para 37.948 sessões por mês, um aumento de 375% em relação ao início da parceria.

Para o diretor de Produtos & Marketing da Top Brasil Turismo, Ricardo Joaquim, a parceria gerou os resultados aguardados pela empresa principalmente pelo modelo de serviço da Raccoon, focado essencialmente em performance. “A Raccoon entendeu o que precisávamos e nos entregou resultados excelentes. Após o projeto, podemos perceber que os acessos orgânicos as nossas páginas voltaram a crescer. Realmente foi um trabalho de excelência e não poderíamos estar mais satisfeitos”, comemora.

De acordo com o sócio fundador da Raccoon, André Palis, o trabalho feito para a Top Brasil Turismo é o que a Raccoon busca para todos os seus parceiros em dificuldades. “Foi um trabalho pontual, porém de muito esforço e trabalho de nosso time para fazer com que a Top Brasil voltasse a ficar melhor ranqueada nos sites de busca e essencialmente pudesse voltar a receber o enorme número de acessos que detinham antes de migrar para seu novo site”, afirma.

Além disso, num segundo momento foi necessário um aprofundamento maior nas questões de SEO do site da Top Brasil Turismo para se chegar aos resultados conquistados. “Estudamos para entender a fundo as questões técnicas de SEO do site da Top Brasil e com isso reavaliamos os pontos previstos e com isso novas demandas surgiram”, conta. “A partir daí, foram incluídos novos pontos a serem trabalhados ao longo do projeto de SEO, em que os principais foram relatórios de páginas duplicadas que concorriam entre si e páginas que não deveriam estar indexadas. Com as otimizações decorrentes dessas análises e relatórios entregues, foi possível atingir excelentes resultados de SEO, aumentando gradualmente o tráfego do site até 375% com relação ao mês do início do projeto”, finaliza.

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Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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