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HubSpot analisa mercado de marketing digital na América Latina

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No Brasil, 36% dos respondentes disseram ter aumentado suas atividades de Inbound por conta da estabilidade econômica no País

 maneira como os profissionais fazem negócios mudou – enquanto na área de marketing são adotadas cada vez mais conteúdos visuais, os vendedores estão lentamente modificando o estereótipo de vendedor “persuasivo” para um consultor mais confiável. É o que aponta a pesquisa O Estado do Inbound 2018, realizada pela HubSpot com mais de 6 mil participantes – 23% dos pesquisados são CEOs e CMOs. Do total, 36% dos profissionais representam a América Latina.

Em sua 4ª edição, o relatório traz insights que auxiliam na estratégia de marketing e vendas das organizações para que possam acompanhar o mercado e crescer ao lado dos seus clientes. De acordo com Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot para o Brasil, o objetivo é entender como os profissionais enxergam as ações de marketing dentro das empresas e trazer dados estratégicos para as organizações: “Para o levantamento, entrevistamos desde CEOs até colaboradores individuais, pois entendemos que, para a eficácia do marketing digital, é fundamental que essa comunicação seja clara e, principalmente, se inicie dentro da própria empresa. O Estado do Inbound traz insights estratégicos para as companhias e caminha ao lado do objetivo principal da HubSpot que é, a cada dia, encontrar maneiras para melhorar os resultados e a experiência dos nossos clientes e os clientes deles”, completa.

O estudo aponta, ainda, que a automação de marketing se torna cada vez mais relevante para as empresas na América Latina. 62% dos entrevistados na região acreditam que a estratégia de marketing de suas companhias é realmente eficaz – em 2017, esse número era de 60%. Além disso, os pesquisados acreditam que a implementação de uma estratégia de inbound marketing eficaz impacta positivamente no ROI da organização. 31% dos executivos apontam a comprovação desse índice como prioridade. Além disso, também estão entre as prioridades dos times de marketing, a conversão de leads em clientes (75%), aumento de tráfego para o site (47%) e aumento da receita derivada de clientes da casa (45%).

Curiosidade no Brasil

Os participantes do estudo no Brasil apontam que a instabilidade econômica do País afetou diretamente as estratégias de marketing digital das suas empresas. 36% afirmam ter aumentado os esforços em Inbound Marketing motivados pelo cenário econômico.

As equipes de marketing na região devem, inclusive, manter (ou aumentar) a presença em vídeos do YouTube, Instagram e Facebook, além de se concentrarem em descobrir como fazer negócios em aplicativos profissionais como o LinkedIn, o Snapchat e o Slack – ainda apontados como um mistério para a maioria das empresas.

Outros dados da pesquisa

  • Empresas com projetos de automação de marketing costumam confiar mais em suas estratégias – 75% dos pesquisados;
  • Entre as metas relacionadas ao marketing de conteúdo, estão: aumento de presença orgânica/SEO (59%), a própria automação de marketing (52%) e a criação de conteúdo para blog (47%);
  • 67% dos entrevistados ainda apontam a geração de tráfego para o site como um dos principais desafios;
  • Quando questionados sobre os investimentos em marketing em 2018, 48% dos entrevistados afirmaram ter orçamento de US$ 25.000 ou menos. Na sequência, 19% afirmam ter entre US$ 25.001 e US$ 100.00 e apenas 2% contam com mais de US$ 5 milhões;
  • Sobre o direcionamento dos investimentos, quando questionados sobre quais canais de conteúdo pretendem focar, 55% dos pesquisados miram no Youtube, 53% no Instagram, 50% em vídeos para o Facebook e 43% estão focados em redes profissionais, como o LinkedIn e Xing.

O estudo completo pode ser acessado em: http://www.stateofinbound.com/america-latina-pt

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Audi promove quebra do recorde mundial de salto com o menor paraquedas por Luigi Cani

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O paraquedista Luigi Cani bateu o recorde mundial de salto com o menor paraquedas. Depois de um intenso período de preparação e testes, o atleta saltou a 6 mil pés de altura e aterrissou em segurança no Campo Olímpico de Golfe, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. A ação que levou à quebra do recorde mundial foi promovida pela Audi do Brasil.

“Foi um processo bem exaustivo, de muito estresse, concentração absoluta e trabalho em equipe. Tinha que acordar todo dia às 4h e decolar junto com o Sol. E a preparação mental é muito difícil, pois é preciso estar em um equilíbrio entre a sensação de medo e de estar confiante, sem desmerecer a gravidade do que estava fazendo. Mas todo esse desconforto depois vira a melhor sensação do mundo quando você consegue superar”, afirma o paraquedista recordista mundial Luigi Cani.

O paraquedas utilizado por Cani possui 3,15m², suficiente para quebrar o recorde anterior do venezuelano Ernesto Gainza registrado em 2013 em Dubai, nos Emirados Árabes, quando saltou com um equipamento de 3,25m² – à título de comparação, um paraquedas tradicional possui normalmente de 20m² a 26m². O atleta decolou do Campo Olímpico de Golfe em um helicóptero e saltou em uma altura de 6 mil pés. A velocidade máxima atingida foi de 217 km/h e o tempo de salto foi de aproximadamente 2 minutos.

Para bater o recorde o atleta passou por uma rotina intensa de preparação. Primeiro, realizou um teste genético para definir uma rotina de alimentação com o objetivo de perder 5kg e ficar com peso entre 62kg e 63kg. Com a pesagem dentro da faixa ideal, iniciou a rotina de acordar todos os dias às 4h da manhã para treinar os saltos – segundo ele, neste horário é possível encontrar as melhores condições climáticas para a realização do salto.

Foram 27 dias de preparação final em que Luigi Cani foi saltando com protótipos cada vez menores até chegar ao menor paraquedas do mundo. Ao longo dos testes, ele aumentou cada vez mais o controle do paraquedas até obter a precisão necessária para pousar com a velocidade segura.

Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “ousadia e inovação fazem parte do DNA da marca e encontramos estas mesmas características de maneira muito forte nas iniciativas do Luigi Cani, por isso apoiamos as ações dele há quase dez anos. Esta era uma ação bastante arrojada, mas quando ele mostrou o planejamento e os cuidados em todos os detalhes, ficamos convencidos de que estava fazendo tudo com a máxima segurança. Nas próximas semanas teremos materiais inéditos nas redes sociais da Audi para contar um pouco mais dos bastidores do salto com um olhar exclusivo”.

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Masterclass Gratuita sobre Tendências do Live Marketing marca lançamento do AMPRO Saber

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Tendências relacionadas às disciplinas de Promo e Ativação, Eventos, Incentivo e Trade Marketing serão abordadas na Masterclass que inaugura o AMPRO Saber, plataforma de cursos de qualificação na área de Live Marketing, criada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional. Marcado para o próximo dia 2 de março, o encontro online já tem mais de 300 profissionais inscritos e participações confirmadas de Alexandre Mutran, head de Marketing da Aon; Paulo Focaccia, sócio fundador do FAS Advogados; e Regis Duarte, managing diretor da Creata e professor de MBA.

“A plataforma AMPRO Saber foi criada para atender à demanda crescente por maior qualificação de profissionais para o Live Marketing. O interesse está demonstrado pelo sucesso do primeiro curso completo de Live Marketing, realizado em 2020, sob curadoria do Comitê de Conhecimento e Academia da AMPRO, e pelas inscrições já efetuadas até o momento para a masterclass”, diz o presidente executivo da AMPRO, Alexis Pagliarini.

Já estão confirmados mais de 20 cursos de diversas disciplinas para o AMPRO Saber, ministrados por profissionais de destaque do mercado, com valores de inscrição bastante acessíveis.

As vagas para a Masterclass gratuita são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://bit.ly/2ZsGlxL.

A Associação de Marketing Promocional é a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de Live Marketing de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 28 anos em 2021 e possui cerca de 300 empresas associadas, com representação abrangente em todo o território nacional. www.ampro.com.br

SERVIÇO – MASTERCLASS TENDÊNCIAS DO LIVE MARKETING

Data: 02/03/21

Horário: 19h

Inscriçõeshttp://bit.ly/2ZsGlxL

Evento online gratuito. Vagas limitadas.

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Intervenção urbana levará ‘mãos gigantes’ a dez pontos do Rio de Janeiro

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Dez pontos da cidade do Rio receberam, a partir desta sexta-feira (19/2), as esculturas da campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade em 2021 para superar o difícil ano que passou.

Confeccionadas com fibra de vidro, as obras têm mais de 2 metros de altura e o formato de duas mãos, trabalhadas por dez artistas locais. Inicialmente, as “mãos” ficarão afastadas, simbolizando as privações impostas pela pandemia do Covid-19. No dia 26 de fevereiro elas serão unidas, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos em 2021.

A intervenção urbana poderá ser vista até 7 de março em Copacabana, Largo da Carioca, Mercadão de Madureira, Barra da Tijuca, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas, Central do Brasil, Calçadão de Campo Grande, Tijuca e Arpoador. As obras são assinadas por Agrade Camíz, Bruno Awful, Cláudia Lyrio, Igor Nunes, Loo Stavale, Márcia Falcão, Maria Amélia Diegues, Mario Band´s, Robnei Bonifácio e Yhuri Cruz.

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