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Criada pela matriz da agência nos EUA, disciplina de ativação on-line usa conhecimentos de Shopper Marketing para geração de demanda no ambiente digital

Mensurar resultados práticos de mídia on-line tem sido uma grande polêmica entre anunciantes, agências e veículos. Avaliar CPC, CPA, CPM, views e outras métricas é muito importante, mas no final do dia, cada anunciante quer saber exatamente o que trouxe de retorno direto em vendas. Isso somado ao crescimento exponencial do e-commerce no Brasil e à carência dos anunciantes de ferramentas para ativar esse canal fizeram com que a Integer\OutPromo, operação nacional da agência global de Shopper Marketing do Omnicom The Integer Group, trouxesse ao Brasil o Digitail®.

Planejamento de search, store in store, ativações nas redes sociais das marcas e dos varejistas, conteúdo, mídia display, formatos de attach e gerenciamento de reviews são algumas das ferramentas usadas no Digitail®, que ajudam ativar os shoppers no varejo on-line. Com a nova ferramenta, é possível trabalhar com resultados diretos de vendas mensuráveis e, portanto, com avaliações de ROI contínuas para que cada anunciante saiba exatamente o que está e o que não está trazendo o resultado esperado.

“As agências tradicionais digitais são especialistas em geração de engajamento on-line através de formatos de mídias digitais, social, content entre outros. Para nós, isso é apenas parte do trabalho. Essas ferramentas são muito úteis para gerarmos fluxo para os varejistas, mas precisamos lançar mão de outras para que, uma vez no varejista, possamos converter esses shoppers em buyers. Isto é, o nosso foco é sempre em conversão.”, explica Ricardo Franken, CCO da Integer\OutPromo.

Com o uso de diversos mecanismos de geração de fluxo para os e-tailers, ativações e iniciativas que gerem conversão imediata, a agência vem conquistando novos clientes e ajudando os atuais a vender mais e a melhorar o relacionamento com os varejistas. Através de parcerias realmente estratégicas entre a indústria e seus clientes, é possível trazer resultados e incremento de receita para ambas as partes. Os varejistas têm enxergado com grande consideração aqueles anunciantes que o ajudam a gerar fluxo e demanda o que faz com que esses anunciantes, trabalhando lado a lado com eles, conquistem contrapartidas que promovem resultados importantes.

Para Marco Centenaro, head de Digital Activation da agência, vencerão as indústrias que, junto com sua agência de e-commerce, entenderem o que é valor para seu e-shopper e como podem focar os investimentos em iniciativas de impacto para o e-tailer. “Os executivos de marketing e trade têm sido cobrados para incluírem o e-commerce em seus planos, mas simplesmente adicioná-lo como mais um canal de ativação, sem considerar suas peculiaridades, não trará os resultados esperados e fará com que seu potencial seja questionado. Sem contar que agências especialistas em e-commerce não existem. Ou melhor, não existiam.”

A Integer\OutPromo realiza hoje ações Digitail® para clientes como Microsoft, Reckitt Benckiser, Diageo, entre outros. E para alguns clientes que a agência cuida do trabalho de forma integral, a entrega vai desde o planejamento e a execução do plano de mídia até a apuração e apresentação dos resultados, passando por todo o processo de negociação com os clientes e participando de todas as fases do projeto.

Para saber mais sobre o Digitail®, acesse digitail.integerdigital.com

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Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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