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Pine Online chega ao mercado e convida a “pensar grande”

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Nova plataforma digital do banco Pine nasce após projeto de branding  e comunicação da agência Z515

“Quando foi que você deixou de pensar grande?”. É inspirado nessa transformação das grandes aspirações da nossa infância, perdidas em algum momento com a chegada da maturidade, que o banco Pine apresenta ao mercado o Pine Online, sua plataforma de investimentos 100% digital e voltada à pessoa física.

Com 20 anos de história e atendimento a mais de 650 grupos econômicos, o banco tem como foco principal o relacionamento de longo prazo com empresas de grande porte. Agora, com o novo serviço, investidores pessoais que buscam alternativas aos produtos oferecidos pelos bancos de varejo poderão adquirir títulos emitidos pelo Pine com aplicação a partir de apenas R$ 1 mil.

Após divulgar uma série de teasers desde a semana passada, o lançamento do Pine Online acontece sustentado por uma ampla campanha integrada e de abrangência nacional, presente em mídias como TV, internet, mobiliário urbano, jornais, revistas e rádio. Elaborada pela agência Z515, esta é a primeira grande estratégia publicitária do Pine e engloba não só as peças de comunicação, mas passa por todo o projeto de branding, desde a escolha do nome da operação até sua identidade visual e sonora.

De acordo com Rodrigo Cerveira, CSO (Chief Strategy Officer) da Z515, a proposta nasceu de um anseio dos próprios investidores que tinham acesso corporativo ao portfólio do Pine e gostariam de investir diretamente com o banco. “A criação do Pine Online partiu dessa premissa autêntica e típica dos nossos tempos, em que o próprio cliente mostra o que quer. Nosso papel foi sentar com o Pine para desenharmos juntos toda a visão da plataforma, da concepção ao produto final, com identidade e posicionamento que conectassem a personalidade do banco e o público que queremos atingir. Estamos lançando uma plataforma, construindo uma marca e gerando resultados, tudo ao mesmo tempo”, destaca.

A campanha mostra sonhos de personagens ainda na infância, como um garoto que pretende se tornar astronauta ou uma menina que quer voar. Na sequência, eles já aparecem crescidos e preparados para novos projetos, com o Pine Online convidando-os para voltarem a pensar grande. Em destaque, a facilidade para iniciar um investimento, com valores a partir de R$ 1 mil, e a utilização simples, intuitiva e repleta de ferramentas do app e do ambiente online, onde é possível fazer as mais diversas simulações antes de aplicar o dinheiro.

“O Pine é um banco de enorme relevância, mas de conhecimento até então restrito às grandes corporações. Então, partimos de duas verdades para transmitir sua grandiosidade e gerar identificação e confiança junto ao público geral: todo mundo passa a infância pensando grande e pensar grande custa o mesmo que pensar pequeno. Daí veio a ideia de questionar: quando foi que você parou de pensar grande? Lançar um banco é sempre um desafio, especialmente neste momento em que o mercado está cheio de novidades”, explica Marcelo Prista, sócio e CCO (Chief Creative Officer) da Z515.

Na primeira fase, o foco da campanha é institucional, apresentando o Pine Online ao grande público. Na sequência, que tem programação de mídia até o fim do ano, acrescenta-se a comunicação de varejo, focada em produtos e mostrando como é fácil, seguro e rentável investir com o Pine Online. O acesso se dá por meio do site ou aplicativo disponível para os sistemas iOS e Android.

Segundo Raquel Varela, CMO do Pine, o mercado está mais maduro e evoluiu muito nos últimos anos quando falamos de investimentos pessoais. “As pessoas estão buscando retornos maiores e processos mais simples na hora de investir”.

 

Simplicidade, segurança e rentabilidade

Ao aderir ao Pine Online, o cliente pode comprar, sem custo de intermediação (taxa zero), títulos privados emitidos pelo Pine, tais como letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs)e Certificados de Depósito Bancário (CDBs). O cadastro é simples e rápido, solicitando apenas dados pessoais como nome, CPF e comprovante de residência. Em até 48 horas, o pedido de abertura da conta é aprovado e o cliente passa a ter acesso aos produtos.

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Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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