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Plataformas digitais da Aratu ganham novo design e propósito – Revista Live Marketing
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Digital

Plataformas digitais da Aratu ganham novo design e propósito

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Aplicativo e portal Aratu ON convidam a sociedade a consumir, produzir e se engajar ao conteúdo de informação e entretenimento.

Mais conectado do que nunca, mais digital, mais ligado, mais online, resumindo, mais ON. Nesta semana, as plataformas de internet do grupo Aratu iniciam uma mudança que vai além do nome. Ao migrar do Aratuonline para Aratu ON, a empresa propõe o aperfeiçoamento na relação com seus clientes: além de informação a todo momento (em texto, foto, vídeos, lives), ou entretenimento para qualquer gosto, a ideia é estabelecer uma ligação integrada, em que o usuário deixe de ser apenas consumidor de conteúdo para também participar, sugerir, produzir e direcionar a curadoria de material.

A estratégia no digital envolve o lançamento de um novo aplicativo, que já pode ser baixado para plataformas IOS e Android, e tem como diferencial a possibilidade dos usuários assistirem transmissões ao vivo, conteúdos exclusivos, participarem de promoções e personalizarem a navegação de acordo com os assuntos de interesse. O melhor: o aplicativo é totalmente de graça.

No ar, o portal estreia de visual novo. Após onze anos, agora com nome Aratu ON, vai trazer as notícias em tempo real, em texto, vídeo ou transmissões, passando por uma ampla reformulação. Quem se liga nas novidades e programas também vai encontrar o site de cara nova. O portal está há mais de dez anos no ar e, nos últimos três, vem exibindo ao vivo os programas da TV Aratu, elevando a popularidade da emissora tanto na TV, quanto no Facebook e no site.

“A sociedade tem pressa. Mais do que notícia, quer soluções para o dia a dia. Não são apenas os veículos que se tornam mais digitais, as pessoas estão deixando de ser analógicas, nos pensamentos, nos hábitos e nos anseios”, acredita o gerente de Conteúdo e Inovação do Grupo, Pablo Reis. “A Aratu está buscando oferecer as ferramentas mais práticas para que as pessoas deixem de ser espectadores e passem a ser protagonistas das mudanças”.

Em resumo, todos querem mais e melhor da vida, por menos (tempo, dinheiro, desgaste). O compromisso do Aratu ON fica evidente em campanhas como a que busca identificar e ensinar ao público como desmascarar boatos disseminados nas redes. Segundo pesquisa da Ibope Conecta, divulgada no início do ano, as fakenews representam o principal obstáculo para o internauta brasileiro, incomodando 46% dos brasileiros. É bem acima de má conexão ou problemas de acesso (15%), pessoas má intencionadas (11%), pessoas arrogantes (10%) e publicidade virtual (8%).

Entender o comportamento dos usuários e as melhores maneiras de contribuir para esse novo contexto de produção e distribuição de conteúdo tornou-se uma missão na empresa. “Há dois anos, começamos a reavaliar nosso posicionamento sobre as diversas mídias que o Grupo controla. Percebemos que uma não extingue a outra. É possível a convivência de tv, com rádio, com impresso e internet. No nosso caso, estamos buscando unir e aproveitar o melhor de cada um”, explica a diretora do Grupo, Ana Coelho.

Confira agora o novo portal: www.aratuon.com.br.

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Digital

Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Digital

Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Digital

Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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