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Raccoon oferece mais de 2 mil horas de consultoria gratuita para ajudar pequenos empresários a venderem pela internet durante a pandemia

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O cenário todo mundo já conhece: pandemia do Coronavírus, pessoas confinadas em casa, comércio fechado. Se as vendas não podem acontecer no mundo físico, então a corrida é para o digital. Mas, o que parece óbvio no mundo dos negócios não é tão simples para pequenos empreendedores que nunca se arriscaram nas plataformas online. Muitos deles sequer têm contas nas redes sociais e não sabem lidar com vendas na internet. Foi pensando nesses pequenos empresários e na sua responsabilidade social, que a empresa de marketing digital Raccoon resolveu ceder sua expertise para ajudar este público a vender pela internet durante a crise. O pequeno empresário que tiver interesse em solicitar a consultoria gratuita da Raccoon deve acessar o site através deste link: https://raccoon.ag/projeto-ajuda/.

De acordo com o sócio fundador da Raccoon, Marco Tulio Kehdi, o apoio se dá por meio do projeto “A Gente por Eles”, criado por funcionárias da agência e, agora, institucionalizado, dado o grave cenário econômico do País. Na prática, a iniciativa contempla ações como criação de páginas no Facebook e Instagram, utilização do WhatsApp Business, postagens e divulgação dos produtos e serviços e estratégias de performance. Além disso, alguns funcionários também vão oferecer dicas de estratégia de comunicação online e consultoria em relação a desafios específicos da transformação digital.

“A proposta tem tudo a ver com a nossa cultura: trabalhamos para a construção de um ambiente de trabalho sustentável e diverso, mas também entendemos que podemos ir além das portas da agência e impactar a sociedade com nossos valores. Acreditamos que, ao ajudar esses pequenos empresários com um pouco da nossa expertise, contribuímos com as famílias que dependem dos seus negócios para sobreviver, mas também com a economia local das cidades”, afirma Kehdi.

O sócio fundador explica ainda que a equipe de apoio disponibilizada para a consultoria gratuita é formada cerca de 25 profissionais de diferentes áreas e níveis, desde estagiários, passando por analistas até os próprios sócios, que fizeram questão de ceder 2 mil horas para contribuir com a causa. Vale ressaltar ainda que a tendência é que o time disponível para ação cresça à medida em que às necessidades se apresentem.

“Esse é um momento chave para explorar o digital e os dados comprovam isso. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras pela internet aumentaram até 40% nas últimas semanas. Nosso desejo é que não apenas as grandes marcas aproveitem essa janela de oportunidade, mas os pequenos negócios também. Se eles dependem de um pouco de ajuda para participar dessa onda, então nós daremos a nossa parcela de contribuição, auxiliando na inserção digital”, finaliza o sócio fundador da empresa que conta com grandes marcas em sua carteira de clientes, entre eles Natura, Vivara e Leroy Merlin.

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Agência3 assina projeto digital sobre sustentabilidade para DOW

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Diálogos Mais Sustentáveis é uma plataforma de conteúdo criada pela Agência3 para DOW, empresa líder em ciência dos materiais, com o objetivo de discutir os desafios mais críticos que envolvem a sustentabilidade na América Latina e propor ações de impacto positivo. A ideia é que seja um espaço de compartilhamento de informações e de parceria com a sociedade para a construção de um mundo mais sustentável. A Dow oferece produtos e soluções de base científica para mercados importantes como embalagens, infraestrutura e cuidados do consumidor.

A agência fornecerá conteúdo digital para reforçar a comunicação com vários públicos e dar visibilidade ao projeto, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade. Entre as metas da empresa estão a redução das emissões anuais de carbono até alcançar a neutralidade em 2050, investir em tecnologia para reciclagem de plásticos e até 2035 oferecer 100% de produtos reutilizáveis ou recicláveis nas aplicações de embalagens.

“A intenção é, por meio do nosso hub de conteúdo, abrir um espaço de conversa que amplie o conhecimento para reforçar as mudanças em nome da sustentabilidade”, diz Willian Rocha, Diretor de Conexões da Agência3.

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Estácio é o novo cliente da Raccoon

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A agência de marketing digital Raccoon assume a conta da Estácio, um dos maiores players de educação superior no Brasil, com uma enorme presença nacional. Entre outras ações, o escopo de trabalho da agência envolve gestão, performance (mídias pagas, web analytics e design) e criação de conteúdo digital (conteúdo, CRM, CRO, SEO e Front End). A parceria entre as empresas teve início em dezembro de 2020.

De acordo com André Palis, sócio-fundador da Raccoon, a conta da Estácio era um desejo antigo da empresa e um enorme desafio para a equipe. “Trata-se de um projeto bastante profundo. O segmento educacional é muito concorrido, os players do setor têm uma presença forte e intensa no ambiente online, de modo que o nível de trabalho tem que ser bem elevado”, afirma.

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Com estratégia Reamp e soluções para aplicativo do Google e Facebook, Movida transforma app em um dos principais geradores de negócios

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O uso de aplicativos para serviços automotivos apresenta grande crescimento no Brasil: segundo o eMarketer, até 2019, a popularidade desse serviço entre os donos de smartphones cresceu a uma taxa de 15% por ano, desde 2017. Foi percebendo essa oportunidade que a Reamp, adquirida pelo digital partner global Jellyfish em 2020, e a Movida Aluguel de Carros, locadora de veículos que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade, criaram um projeto de otimização de aplicativo com tecnologia Google que transformou a performance nesse canal. O projeto contou, ainda, com o estudo direcionado sobre Aumento de Conversão do Facebook, com otimização da campanha também pela rede social.

O projeto, que ganhou ainda mais visibilidade com mudanças necessárias provocadas pela pandemia de COVID-19, começou com uma análise simples: a observação de que o site concentrava todas as conversões online, enquanto o app, que oferece praticidade e rápido acesso, gerava somente visitas, não conversões. “Era uma questão de centralizar a ciência de dados em mensuração e direcionamento de campanha. Com o aplicativo otimizado para compra, restava entender como engajar o usuário e apresentar para ele a oferta oportunamente”, contou Charles Sperandio, CMO da Movida.

A solução da Reamp foi simples: centralizar a mensuração no Analytics Firebase, do Google, e enviar, por lá, notificações via push de acordo com variantes como clima, audiência mais responsiva e geografia. “A ferramenta do Firebase, nesse contexto, acaba sendo essencial para a estratégia de crescimento, centralizando as informações sobre o app em um só lugar e permitindo uma mensuração mais precisa de desempenho, possibilitando ajustar estratégias em tempo real”, comenta Gustavo Galli, Gerente de Parcerias do Google.

A aferição do valor da otimização de social, feita em parceria com o Facebook, calculou o incremento das vendas – um método conhecido como Conversion Lift. Foi possível observar que, dentro das campanhas de social, a pesquisa foi fundamental e revelou tanto a importância da campanha na rede social (responsável pelo aumento do ROAS – Retorno Sobre o Investimento Publicitário – em mais de cinco vezes), quanto da sedimentação da mensagem pelo multicanal – contribuindo, também para as compras feitas dentro do aplicativo. Em resumo, a nova estratégia da Movida no Facebook, com uma estrutura de conta mais simples e ferramentas disponíveis no próprio aplicativo, aumentou o número de pessoas interessadas em seus serviços.

Para a empresa digital, o sucesso veio de uma convergência de fatores. “Foi importante a nossa percepção do aplicativo, mas também a estratégia de centralização, organização e ativação dos dados de usuário. No fim, o que conseguimos foi contextualizar o aplicativo dentro da jornada de compra e torná-lo relevante para o usuário no contexto dele, coordenando as táticas de App+Site. Quanto à estratégia de push, só no primeiro mês de disparos, o número de reservas aumentou 17% e o número de aberturas do app cresceu 48%. É uma média de aumento de 69% em aberturas do aplicativo e 20% em reservas a cada disparo. Pensando na estratégia geral, em apenas quatro meses, a participação de investimento nas campanhas de app aumentou de 5% para 44%, enquanto as reservas passaram de 9% para 59%.”, conclui Adones Duarte, da Reamp.

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